domingo, 4 de agosto de 2013

Suporte Básico de Vida + Primeiros Socorros

Pois que nos entretantos desta ausência prolongada (estão à vontade para admitir que tinham saudades minhas), muita coisa aconteceu. Ao longo dos próximos dias vou contar algumas das peripécias pelas quais tenho passado e que, ainda assim, não são desculpa para não pôr aqui as patas durante tanto tempo.

Primeiro, e mais importante que tudo: sintam-se à vontade para ter um fanico à minha beira, porque a minha pessoa passou com distinção nos cursos de Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros. Mas atenção, não se estiquem, porque, embora já saiba mais alguma coisa do que aquela que sabia quando vos abandonei (perdoem-me), há ainda muito saber médico que desconheço. Assim, e para facilitar o meu socorro quando se sentirem mal, apresentem-se à minha beira apenas nas seguintes situações:

- Paragem Cardíaca + Respiratória (mas levem telemóvel para chamar o 112), ou seja, quando já estiverem mais para lá do que para cá;
- Paragem Respiratória mas não Cardíaca (continuem a levar o telemóvel), ou seja, quando vos faltar o ar mas ainda estiverem deste lado;

NOTA: As situações acima descritas podem ocorrer em lactentes, crianças e adultos, que eu não sou esquisita e aprendi a ressuscitar-vos a todos.

- Hiper ou Hipoglicemia
- Ataques epilépticos
- Outras situações que requeiram Socorros Básicos (mas só básicos, não me venham lá com coisas presas na garganta, hemorragias extensas nem nada disso, porque a única coisa que sei fazer nessas situações é chamar o 112 e fazer-vos festinhas na testa. Vocês é que pediram a minha ajuda).

Para complementar os meus cursinhos que até me fizeram sentir importantes, recebi uma brincadeira destas, que passeia agora alegremente na minha carteira ou no meu carro, consoante. Não é que eu não saiba fazer respiração boca-a-boca, mas pronto, sempre é um pouco mais higiénico e ajuda na minha luta de prevenir que a herpes se espalhe (ainda) mais por esse mundo fora.

E agora estou à vossa disposição!





Sem comentários:

Enviar um comentário